quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Túnel do tempo: Praça dos Janduís


Que tem menos de quarenta anos talvez tenha dificuldades em se lembrar desse quadro que ora mostro na foto acima.

Trata-se do lugar ao lado da Maternidade e onde hoje está o "Posto de Saúde" Dr. Odilon Guedes da Silva, construído no segundo mandato do prefeito José Braz Filho, isso há quase três décadas. O posto, salvo a memória, foi inaugurado em 1984.


Quem foi criança naqueles dias de antes da dita obra, principalmente menino, sabe da importância desse lugar.

As algarobas fechavam as suas copas muitos metros acima das nossas cabeças, trazendo uma sombra boa e completa, debaixo da qual passávamos o dia quase todo jogando futebol, ou em correrias de outras brincadeiras.



O lugar atraía meninos dos quatro cantos da cidade, sendo que todos nós respeitávamos o direito de "donos" dos que moravam em suas adjacências, principalmente os moradores da antiga "Rua do Rio" (que pega aquele "L" com as casas conjugadas onde mora até hoje Chiquita mãe de Coquinho, indo até a casa de Seu Elói (in memoriam).
Em seu livro ACARI - Fundação, história e desenvolvimento (Editora Pongetti - 1974), o autor Jayme da Nóbrega Santa Rosa defendeu que o nome desse lugar deveria chamar-se "Praça dos Janduís" (pág. 113).


E depois, numa das notas de rodapé (pág. 117), explica assim:
"Mantém-se a sugestão de dar nome de Praça dos Janduís ao logradouro onde com toda a evidência começou a edificar-se o aglomerado que é hoje o Acari. Representa homenagem aos nossos intrépidos antepassados da selva nativa" (Ipsis litteris).

(Por: Jesus de Miúdo/ Via: Histórias e estórias de Acari)




Nenhum comentário:

Postar um comentário