quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Túnel do Tempo #3

Major Hortêncio de Brito


Hortêncio Pereira de Britto, nascido aos 28 de fevereiro de 1905 na Fazenda Pinturas (Acari), era filho de Napoleão Antão Pereira de Britto e Anunciada Bezerra de Britto, importante figuras de Acari, sendo neto do renomado Félix de Araujo Pereira (Félix dos Garrotes) e descendente do português colonizador Tomaz de Araujo Pereira.


Terminou o curso primário no Grupo Escolar Tomás de Araújo e, em 1920, foi para Natal, tendo estudado no Colégio Santo Antônio - Marista, onde fez o preparatório para a Escola Militar.

Depois ingressou na Carreira Militar no Rio de Janeiro na Arma de Aviação saindo Aspirante-a-Oficial em 25 de janeiro de 1932 na 5ª Turma. No final do mesmo ano, já 2° Tenente-Aviador, inaugura a linha do Correio Aéreo Militar.

Concluiu o Curso de Engenharia Civil em Juiz de Fora e em 1943 fez especialização em Engenharia Aeronáutica nos Estados Unidos, voltando ao Rio de Janeiro, onde permaneceu como Sub-Comandante do Parque da Aviação no Campo dos Afonsos como Major-Aviador-Engenheiro-Aeronáutico.

Em 17 de março de 1944 decolou do Campo dos Afonsos em um bi-motor Lodestar a serviço da Pátria e não mais regressou.

Depois de falecido, foi honrosamente elevado a Tenente-Brigadeiro.

Casou-se com a senhora Beth Leig de Britto e da união nasceram os filhos Ellyn e Otto L. Leig Pereira de Britto.



(Fonte: Wikipedia)

(Foto: Arquivo pessoal de Mônica L. Pereira de Britto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário